Agnistambhasana – postura da queima do cepo ou postura dupla do pombo

Agnistambhasana 1

agni = fogo
stambha = estátua

Sente-se numa borda de uma manta grossa dobrada, joelhos dobrados, e pés no chão. Encolha levemente os ombros para cima, puxe fortemente as cabeças de seus ossos do braço para trás, e pressione as pontas inferiores das escápulas à sua volta.

Deslize o pé esquerdo sob a perna direita para o exterior do quadril direito, e coloque a perna de fora no chão. Em seguida, empilhe a perna direita em cima da esquerda. Certifique-se que o tornozelo direito está fora do joelho esquerdo (para que a sola fique perpendicular ao chão).

Se tiver mais flexibilidade nos quadris, pode deslizar a canela esquerda para a frente logo abaixo da direita para aumentar o desafio, caso contrário, mantenha o calcanhar esquerdo ao lado do quadril direito. Se estiver apertado no quadril, pode achar que trazer o tornozelo ao joelho exterior é difícil ou desconfortável. Neste caso, basta sentar-se com as pernas cruzadas em sukhasana (Postura fácil).

Pressione os calcanhares e afaste os dedos dos pés. Mantendo a tronco alongado, expire e dobre para a frente pelas virilhas. Cuidado para não arredondar para a frente pela barriga: Mantenha o espaço entre o púbis e o umbigo longo. Coloque as mãos no chão, na frente das suas pernas.

À medida que inspira, observe como o seu tronco sobe ligeiramente, quando isso acontece, prolongue a partir do púbis para o esterno. Em seguida, na próxima expiração, dobre mais profundamente.

Mantenha por 1 minuto ou mais. Inspire e levante o tronco, descruze as pernas para sair da pose. Repita para o mesmo período de tempo com a perna esquerda em cima.

Benefícios:

  • Alonga o quadril e a virilha.

Contra-indicações:

  • Lesões lombares;
  • Lesões nos joelhos.

Variante:

  • Para ajudar a soltar o quadril, ponha a sua coxa no vinco do quadril e com força gire-o para fora (ou lateralmente), antes de se inclinar para a frente.

 

Deixe um comentário